Para a Unimed Porto Alegre, ser socialmente responsável é assumir o compromisso com o desenvolvimento social e a preservação do meio ambiente, contribuindo com ações que promovam o bem-estar de todos.

Gestão da Saúde Ambiental Unimed Porto Alegre

A Unimed Porto Alegre, por meio do seu Instituto, atua alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integrados com as dimensões ESG, gerando valor aos colaboradores, clientes, cooperados, ao meio ambiente e à sociedade.

Por ser uma cooperativa, está sempre atenta às melhores práticas para garantir a efetividade de sua Política Institucional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

Para isso, desenvolve e executa uma estratégia alicerçada também no programa de Gestão da Saúde Ambiental, contemplando iniciativas que contribuem com a preservação do meio ambiente e estimulem a adoção de comportamentos sustentáveis.

Gestão de Resíduos
Recicláveis nas Unidades

A Trashin certifica que todos os resíduos recicláveis e rejeitos/orgânicos gerados nas dependências das unidades da cooperativa são descartados e destinados de maneira correta.

Até agora foram coletados

123966

de resíduos na Unimed de Porto Alegre

Este peso equivale a cerca de

56348

notebooks

Com a parceria técnica da Trashin, a cooperativa realiza a gestão de resíduos de forma inovadora, promovendo a preservação do meio ambiente, gerando impacto social positivo por meio da geração de renda para os trabalhadores da cadeia de reciclagem, reforçando, assim, o seu propósito de cuidar das pessoas.

Essa iniciativa já resultou para os trabalhadores das cooperativas de reciclagem:

83893.82

Logística Neutra
em Carbono

A fim de garantir seu compromisso com o meio ambiente, as coletas em todas as unidades da Unimed Porto Alegre contam com a qualificação Selo T, que atesta a neutralidade de carbono.

Quer saber como descartar seu resíduo de maneira correta?

Em todas as unidades da Unimed Porto Alegre e na Praça Maurício Cardoso, você encontra coletores com a sinalização que indica o descarte correto.

Para saber mais sobre o descarte correto de resíduos e como ele gera impacto ambiental positivo, clique no botão abaixo. 

Ecopontos

Você sabia que o seu cartão Unimed e os filmes radiográficos são recicláveis?

Nos Ecopontos, são coletados materiais como cartões PVC (carteirinhas do convênio) e filmes radiográficos (raio-X, tomografia, ressonância magnética) para o descarte adequado desses resíduos que não devem ser colocados no lixo comum para que não impactem negativamente o meio ambiente.

Os Ecopontos foram produzidos a partir de materiais reciclados que, ao final da vida útil, poderão ser reprocessados e reintegrados à cadeia de produção, estimulando a prática da economia circular. Com design personalizado, possuem QR Code facilitando o acesso às informações sobre os resíduos gerados.

Confira abaixo os locais onde os Ecopontos estão disponibilizados:

Unidade Moinhos | Rua 24 de Outubro, 791 – Moinhos de Vento, POA/RS
Unidade Carlos Gomes | Rua João Caetano, 207 – Três Figueiras, POA/RS
Unidade Farrapos | Av. Farrapos, 1602 – Floresta, POA/RS
Unidade Zona Norte | Av. Assis Brasil, 39662 – Lindóia, POA/RS
Unidade Venâncio | Av. Venâncio Aires, 1040 – Cidade Baixa, POA/RS
Unidade José Bonifácio | Av. José Bonifácio, 245 – Farroupilha, POA/RS
Unidade Shopping Total | Av. Cristóvão Colombo, 545 – Independência, POA/RS
Unidade Zona Sul | Av. Wenceslau Escobar, 2320 – Vila Conceição, POA/RS
Unidade Santa Tereza 142 | Rua Santa Terezinha, 142 – Farroupilha, POA/RS
Unidade Santa Tereza 340 | Rua Santa Terezinha, 340 – Farroupilha, POA/RS
Unidade Canoas | Av. Getúlio Vargas, 5600 – Centro, Canoas/RS
Unidade Guaíba | Rua José Montaury, 259 – Centro, Guaíba/RS
Unidade Sapucaia | R. Cel. Serafim Pereira, 325 – Centro, Sapucaia do Sul/RS
Unidade Esteio | R. dos Ferroviários, 65 – Centro, Esteio/RS
Unidade Gravataí | R. Pref. Ary Tubbs, 721 – Centro, Gravataí/RS
Unidade Cachoeirinha | Av. Gen. Flores da Cunha, 247 – Vila Bom Princípio, Cachoeirinha/RS
Unidade Viamão | R. Isabel Bastos, 199 – 203 – Centro, Viamão/RS
Unidade Alvorada | Av. Pres. Getúlio Vargas, 1355 – Bela Vista, Alvorada/RS
Unidade 24 de outubro | Rua 24 de Outubro, 791 – Moinhos de Vento, POA/RS
Unidade CEA | Av. Dr. Nilo Peçanha, 1221 – Boa Vista, POA/RS
Unidade Zona Sul (Paseo) | Av. Wenceslau Escobar, 1823 – Tristeza, POA/RS
Unidade Zona Sul (Lab) | Av. Wenceslau Escobar, 2320 – Vila Conceição, POA/RS

Geração de trabalho e renda, espaços inovadores e preservação do meio ambiente

Projeto de gestão de resíduos da Praça Maurício Cardoso

O projeto da Praça Maurício Cardoso é uma iniciativa do Instituto Unimed Porto Alegre. O objetivo é estimular a criação de espaços públicos inovadores e sustentáveis na cidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

O Instituto Unimed Porto Alegre, em parceria com a Trashin e a Associação Amigos da Praça Maurício Cardoso, uniu inovação e sustentabilidade para atuar em favor da comunidade através da gestão de resíduos da Praça Maurício Cardoso, localizada no bairro Moinhos de Vento.

A iniciativa beneficiará a comunidade diretamente, contribuindo para criar a conscientização da reciclagem e do descarte adequado de resíduos, além de promover a cultura do cuidado ambiental. A ação também proporcionará renda a trabalhadores de cooperativas de reciclagem, estimulando o desenvolvimento econômico e social.

O processo de implantação do método Trashin divide os resíduos em dois grupos: reciclável e rejeito. Essa simplificação diminui a dúvida das pessoas no momento do descarte, o que garante um desperdício menor de materiais e uma taxa maior de reciclagem. Na praça, foram instalados dois coletores com jardim auto irrigável no topo, que, além de receber os resíduos recicláveis e rejeitos, apresentam QR Code que destinam para uma página com detalhes do projeto, dados de coleta e renda gerada para trabalhadores da reciclagem.

Também foi colocado um container de 1000 litros para manter uma estação de resíduos, o quepermite o armazenamento correto para os resíduos antes de serem coletados e destinados adequadamente, além de duas bituqueiras para descarte correto de cigarros, que também poderão ser reciclados. Além disso, foi feita a sinalização de todos os demais coletores da Praça com adesivos intuitivos do método Trashin, visando o descarte correto.

Para saber mais sobre o projeto, clique no botão abaixo.

This is a staging enviroment
plugins premium WordPress