LOGÍSTICA REVERSA E INOVAÇÃO

Logística reversa no setor de cosméticos: soluções para os desafios legislativos

Empresas do setor de cosméticos precisam desenvolver estratégias de coleta e destinação dos seus produtos pós consumo.


A logística reversa no setor de beleza e cosméticos é uma prática obrigatória para cumprimento da legislação ambiental no Brasil.

Empresas desse segmento, que utilizam embalagens multimateriais e de uso intensivo, precisam se adequar às exigências legais e implementar programas de logística reversa comprovadamente eficazes.

Vamos apresentar os principais desafios legislativos relacionados à logística reversa no setor de cosméticos, apontando soluções para cumprir a lei e gerar impacto socioambiental positivo.

Política Nacional de Resíduos Sólidos

A Política Nacional de Resíduos Sólidos é a base da legislação ambiental no Brasil, e sua aplicação é obrigatória para todas as empresas.

Ela aponta a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, mas em resumo, ela determina as seguintes obrigações para empresas:

 

– Promover o descarte correto e ações de coleta dos resíduos pós consumo da marca.

– Realizar campanhas de educação ambiental sobre o descarte correto.

 

Como atender?

ESTRATÉGIAS DE COLETA

Os cosméticos têm a característica da recorrência, ou seja, as pessoas voltam às lojas para comprá-los novamente.

Por isso, uma estratégia eficaz é a instalação de urnas para descarte nas lojas e incentivar os clientes a trazerem suas embalagens em troca de descontos, por exemplo.

Outra forma de coletar essas embalagens é por meio de parcerias com cooperativas de reciclagem, que recebem grandes volumes de resíduos, podendo identificar embalagens das marcas e armazená-las.

Ambas estratégias são adotadas em programas de logística reversa com atuação da Trashin, que desenvolve coletores personalizados para as marcas e as conecta com cooperativas em todos os estados do Brasil.

 

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

As grandes marcas também possuem grande alcance em redes sociais e investimento em marketing.

Isso permite que elas incentivem seus consumidores a adotarem as melhores práticas, além de divulgar as coletas em lojas e os benefícios que oferecem para quem participa.

Existem também outras formas de comunicação que podem ser eficientes, como gamificações de educação ambiental, por exemplo.

Acordo Setorial de Embalagens

Assinado em 2015, o acordo tem como objetivo garantir a destinação correta para embalagens por meio da implantação de sistemas de logística reversa. São responsabilidades das empresas:

 

– Coletar e reciclar embalagens plásticas, metálicas e de vidro, além daquelas que misturam esses materiais.

– Apresentar relatórios de resultados da logística reversa.

 

Como atender?

RECICLAGEM DE EMBALAGENS COMPLEXAS

As embalagens de materiais comuns, como plástico e vidro, são recicladas com mais facilidade. O grande desafio são as embalagens que misturam materiais.

É comum existir embalagens plásticas com revestimentos metálicos, para conservar tipos específicos de produtos de beleza e higiene. Nesses casos, a solução é encontrar parceiros técnicos especializados.

O setor de Pesquisa e Desenvolvimento da Trashin conta com especialistas técnicos que conectam as marcas com soluções inovadoras para resíduos complexos.

Esse trabalho acontece graças a um ecossistema de conexões envolvendo diversos atores da economia circular, como transformadores, indústrias, universidades, startups e hubs de inovação.

Decreto nº 10.936/2022

O Decreto 10.936/2022 regulamenta a Política Nacional de Resíduos Sólidos e reforça a responsabilidade ampliada do produtor, desde o lançamento no mercado até o descarte, e a necessidade de comprovação dos esforços.

Ele determina que é necessário:

 

– Comprovar a eficiência nos programas de logística reversa.

– Garantir a rastreabilidade e transparência nos resultados alcançados.

 

Como atender?

RASTREABILIDADE

As estratégias de rastreabilidade são essenciais para acompanhar os resultados de cada ação, garantindo que elas estão sendo eficientes.

É importante que os fornecedores responsáveis por coletas e armazenamento de resíduos tenham sistemas de rastreamento que forneçam esses dados.

A Trashin possui 100% de rastreabilidade nas suas operações, capacitando cooperativas e empresas para que coletem esse tipo de dado e insiram em um sistema próprio e acessível para os clientes.

Além disso, reports mensais indicam dados de volume coletado por tipo de material e região, taxa de aproveitamento dos materiais e impacto social gerado para as cooperativas.

Colocando em prática

Um dos principais programas de logística reversa com atuação da Trashin é do segmento de cosméticos e beleza, que tem como objetivo dar o destino correto para as embalagens pós consumo dos produtos de uma grande marca com presença internacional.

Contando com mais de 900 pontos de coleta nas lojas próprias e franquias da companhia espalhados em 26 estados do Brasil, a Trashin realiza coletas programadas e faz a destinação para cooperativas de reciclagem parceiras, que devolvem aquele material para a cadeia produtiva da indústria.

Até o momento, já foram encaminhadas para a reciclagem mais de 46 toneladas de embalagens, gerando mais de R$84 mil para cooperativas de reciclagem parceiras.

Quer saber mais sobre a logística reversa da Trashin? Clique no botão abaixo!

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