Cooperativas de reciclagem: gerando impactos socioambientais positivos

Entenda a importância das cooperativas de reciclagem para o meio ambiente e também para a sociedade, através da geração de renda.

cooperativa-de-reciclagem
cooperativa-de-reciclagem

Você conhece o papel das cooperativas de reciclagem na sociedade? Elas são responsáveis pelo melhor aproveitamento dos resíduos recicláveis, garantindo que estes voltem para a cadeia produtiva. 

Assim, as cooperativas são soluções ambientais necessárias, que possibilitam também um alto impacto social através da geração de renda. Quer entender melhor? Então dá só uma olhada no que preparamos sobre o assunto. 

O que são as cooperativas de reciclagem

As cooperativas de reciclagem são instituições responsáveis por realizar um conjunto de ações em diferentes etapas, como recebimento dos materiais, triagem e destinação final dos resíduos sólidos para reciclagem ou aterro, sendo este último apenas quando não há solução de reaproveitamento. Algumas delas também possuem frota de caminhões para as etapas de coleta e transporte dos resíduos.

Essas cooperativas, além de impactarem positivamente o meio ambiente, possuem uma dinâmica social, sendo, em sua maioria, uma oportunidade de realocação de pessoas em situação de vulnerabilidade no mercado de trabalho.

Importância do trabalho das cooperativas

As cooperativas de reciclagem ajudam a gerar empregos e colaboram para a valorização do trabalho de catadores, responsáveis por coletar cerca de 90% dos resíduos recicláveis no Brasil. 

Assim, elas são as responsáveis por todo processo de separação e destinação correta dos resíduos, como vimos anteriormente, o que justifica sua importância ainda mais no que diz respeito ao meio ambiente.

Além disso, através da venda dos resíduos para recicladores, a cooperativa divide o valor recebido entre todos os cooperados, gerando também um alto impacto social positivo. 

Detalhadamente, as elas se envolvem em diferentes etapas, como: 

Coleta

Etapa que depende de empresas parceiras, logística própria ou de catadores de materiais recicláveis, que recolhem o resíduo e entregam-no para a cooperativa. 

coleta-cooperativas-de-reciclagem

Pesagem

O processo de pesagem ocorre no momento que o resíduo chega até a cooperativa e, após triagem e prensagem, ele é pesado novamente. Assim, é possível medir a quantidade de resíduos que chegam até a cooperativa e o quanto é de fato aproveitado para reciclagem. 

pesagem-cooperativas-de-reciclagem

Triagem

Quando chegam às cooperativas, os resíduos precisam ser separados para que nas empresas recicladoras sejam tratados e reciclados, portanto, devem ser colocados em diferentes contentores, de acordo com o tipo de cada material. A separação vai além do básico “plástico, metal, papel e vidro”, pois cada tipo de plástico, por exemplo, possui um valor de venda único e variável conforme o mercado.

Essa separação também é essencial para que os produtos passem pelo tipo de reciclagem mais adequado. 

Prensa

Após essa etapa, eles são prensados em uma grande máquina que possibilita compactar a quantidade de resíduos e facilitar que estes sejam transportados para as recicladoras. 

Venda

Por fim, todo o material é encaminhado e vendido para empresas que fazem o processo de reaproveitamento dos resíduos, vendendo esses materiais como matéria-prima reciclada para grandes indústrias e fábricas.

Cooperativas de reciclagem parceiras Trashin 

Nós já contamos com 13 cooperativas parceiras espalhadas pelo Brasil que já estão de acordo com nosso termo de parceria e dentro de todas medidas legais para que possam atuar. 

A partir disso, conseguimos ser a ponte entre essas cooperativas e grandes geradores de resíduos, aumentando o volume de materiais recebidos pelas cooperativas e, consequentemente, a renda dos cooperados. Para que a nossa parceria funcione, precisamos estabelecer alguns processos específicos que influenciam na operação das cooperativas, como por exemplo a pesagem dos materiais por empresa. 

Com esse tipo de controle, conseguimos obter relatórios exclusivos de coleta, destinação e impacto socioambiental gerado por cada cliente. Esses relatórios são enviados mensalmente ou ainda podem ser acessados pelas Landing Pages exclusivas. Alguns exemplos são Shopping D, Parafix e Movida.

Portanto, sem o trabalho dessas pessoas, nenhum desses dados divulgados existiriam e todo o nosso trabalho perderia o verdadeiro sentido: o impacto positivo ambiental e social.

Você está interessado em fazer parte desse processo e ser uma cooperativa de reciclagem parceira Trashin? Então preencha o formulário abaixo para que possamos entrar em contato.