INOVAÇÃO E LOGÍSTICA REVERSA

Programa Circula: economia circular em pontos de venda

Iniciativa inovadora viabiliza a circularidade completa de banners, lonas e demais materiais de pontos de venda (PDV), promovendo a reciclagem e ressignificação de peças físicas.

 

Quando aquela promoção acaba, o que acontece com o banner do seu anúncio?

Os materiais físicos de publicidade têm uma função importante nas campanhas de venda, mas carregam consigo um desafio ambiental significativo. São banners, placas, lonas e diversos outros tipos de peças criativas vindas de fornecedores diferentes e feitas de matérias-primas diferentes. Essa produção diversa e descentralizada torna o desperdício e o descarte incorreto práticas comuns. 

Para enfrentar esse tipo de desafio, uma parceria inovadora entre a Trashin e a Fusão, uma das maiores empresas de impressão digital do Brasil, tem feito a diferença promovendo a economia circular de materiais de pontos de venda, atuando desde o planejamento da produção até a reciclagem, que retorna os produtos em matéria-prima para novas peças publicitárias. Esse é o Programa Circula!

 

Como funciona o Circula?

O que fazer com um banner antigo? O que fazer com lonas usadas? São estas perguntas que o Programa Circula busca responder.

Unindo a atuação da Trashin e da Fusão, o Programa Circula centraliza toda a produção e destinação dos materiais, criando um ciclo onde as peças físicas dos PDVs são feitas de material reciclado e 100% reciclável, sem nenhum custo adicional no processo. Esse ciclo segue as 6 seguintes etapas:

 

 

1. IDEAÇÃO E PRODUÇÃO: a marca contrata a produção do Ponto de Venda Circula, que prioriza ao máximo os materiais reciclados e recicláveis.

2. APLICAÇÃO E USO: a marca utiliza o material e, ao invés de descartar de forma convencional, estoca os materiais para coleta da Trashin.

3. LOGÍSTICA CARBONO NEUTRO: A Trashin encaminha os materiais para as cooperativas de reciclagem homologadas. Esse transporte é feito por modais sustentáveis quando possível e tem seu carbono compensado nos casos de veículos a combustão.

4. TRIAGEM E PROCESSAMENTO: Os materiais são pesados e triados pelos recicladores. É computada a taxa de aproveitamento, ou seja, quanto do material será reaproveitado e inserido no ciclo produtivo como matéria-prima.

5. DESTINAÇÃO CORRETA: A cooperativa encaminha os materiais para o destino final, gerando renda extra para os recicladores e suas famílias.

6. GOVERNANÇA: Os dados de coleta, triagem e destinação são publicados no Sistema Trashin para consulta a qualquer hora. Também são gerados relatórios sobre as ações do programa.

 

 

material gráfico de ponto de vendas reciclagem de banner

Transformando impacto negativo em positivo

Por ser um conceito amplo e personalizável, os pontos de vendas utilizam materiais diversos, mas alguns deles são mais comuns de encontrar. Abaixo, listamos exemplos deles e indicamos o seu tempo de decomposição, ou seja, o tempo que esses materiais levam até desaparecer da natureza.

 

PAPELÃO: Cerca de 6 meses.

ACRÍLICO: Cerca de 400 anos.

POLIESTILENO: Cerca de 400 anos.

PETG (Usado em impressão 3D): Depende da peça, mas pode levar décadas.

TECIDOS: Varia de acordo com o tipo, mas alguns levam cerca de 200 anos, enquanto outros não são biodegradáveis.

 

 

Esses dados mostram o quão importante é o descarte correto dos materiais e a relevância da sua reciclagem, que evita os danos ao meio ambiente. Além disso, ao destinar os materiais de PDV às cooperativas de reciclagem por meio do Programa Circula, o impacto negativo se transforma em impacto positivo através da renda gerada para recicladores, que recebem a doação do material para ser vendido.

Através do sistema de rastreabilidade da Trashin, é possível ter acesso a dados detalhados sobre as coletas, aproveitamento de recicláveis e sobre a renda gerada para os recicladores. Esses dados são valiosos na construção de novas estratégias de sustentabilidade e na análise e divulgação de resultados.

Vamos juntos fazer a diferença?

A sua marca também pode fazer a diferença e gerar impacto socioambiental positivo. O Programa Circula atua desde o planejamento dos PDV, propondo materiais adequados para o caso específico de cada marca. Essa é uma alternativa inovadora de atingir a circularidade de forma completa, envolvendo produção, distribuição, reciclagem, destinação e rastreabilidade com apenas um fornecedor, o que facilita também na gestão de contratos e comunicação.

Convidamos você a fazer parte do Circula e gerar impacto positivo conosco! É só clicar no botão de Whatsapp abaixo e conversar com um dos nossos especialistas.

 

Faça parte do Circula!

Clique no botão e fale com um especialista da Trashin.

This is a staging enviroment
plugins premium WordPress