Conquistar a atenção e o engajamento do público infantil é um desafio em qualquer área, mas se tratando da educação ambiental, essa pode ser a chave para o sucesso.
Especialmente em instituições como escolas e condomínios, onde as crianças participam ativamente de processos como a separação e o descarte de resíduos.
Como todo desafio também é uma oportunidade de inovação, as iniciativas de gamificação têm ganhado destaque ao conectar meio ambiente e educação infantil por meio de uma abordagem lúdica e divertida.
Impacto dos jogos na educação infantil
Cientificamente, foi comprovado que incluir ações lúdicas de gamificação na educação infantil é mais eficiente do que apenas aplicar os métodos tradicionais de ensino.
O estudo The effect of challenge-based gamification on learning comparou o desempenho no aprendizado entre dois grupos de crianças.
No primeiro grupo, o método de ensino utilizado contou apenas com aulas e palestras, enquanto no segundo grupo, o método utilizado combinava aulas, palestras e jogos educativos.
Os resultados foram impressionantes: os alunos que tiveram a gamificação incluída no ensino aumentaram seu desempenho em até 89,45% em comparação aos que receberam apenas o método tradicional.
Importância da participação das crianças nas ações de sustentabilidade
Em projetos de sustentabilidade, principalmente em escolas e condomínios, a participação das crianças é essencial para o sucesso.
Isso acontece porque as metas de sucesso estão diretamente ligadas ao descarte e separação correta dos resíduos, e nesses locais as crianças são responsáveis por uma parcela considerável dessas ações.
Esse contexto demanda uma atenção especial para a educação ambiental infantil e para a melhor forma de se comunicar com esse público, afinal, o tema dos resíduos não é um atrativo por si só.
É por isso que investir na gamificação é uma estratégia importante para envolver as crianças, contribuindo não só para as metas do presente, mas também para formar uma população mais consciente e preparada para proteger o meio ambiente no futuro.
![crianças-colocando-saco-de-lixo](https://trashin.com.br/wp-content/uploads/2024/10/children-putting-plastic-bagwaste-and-pet-bottle-2023-11-27-05-34-56-utc-650x434.jpg)
Colocando em prática: conheça o jogo de educação ambiental da Trashin
Como parte da estratégia de gestão de resíduos para escolas e condomínios, a Trashin desenvolveu um jogo de tabuleiro especialmente para engajar e informar o público infantil sobre o descarte e a destinação adequada para os resíduos.
O jogo se chama PERFIL SUSTENTÁVEL, uma inspiração no famoso jogo Perfil, mas com a temática dos resíduos. Ele é composto por um tabuleiro e 45 cartas, cada uma representando um tipo de resíduo.
Nas cartas, estão 4 dicas que devem ser usadas para descobrir qual é o resíduo daquela rodada. Ao descobrir qual o resíduo, as crianças revelam também uma informação importante sobre a destinação correta daquele resíduo.
![carta-perfil-sustentavel](https://trashin.com.br/wp-content/uploads/2024/10/Exemplo-de-carta-640x650.jpg)
Por fim, ao acertar, os jogadores avançam no tabuleiro onde as casas representam o caminho que os resíduos percorrem após sair das suas residências, mostrando a destinação correta para recicláveis e rejeito.
![crianças-aprendendo-estudando-educação-ambiental-em-grupo-atividade-jogo](https://trashin.com.br/wp-content/uploads/2024/10/Post-Linkedin_Perfil-Sustentavel-650x650.jpg)
Essa simulação da realidade, unida a competitividade natural das crianças, gera um engajamento muito maior do que uma simples palestra sobre o assunto.
Personalizar a comunicação com os diferentes públicos e segmentos tem feito a diferença para a Trashin. Você acredita que a gamificação é uma ferramenta importante na educação ambiental?