GOVERNANÇA E TRANSPARÊNCIA

Como combater o Greenwashing

Em um país onde 98% dos investidores acreditam que as empresas mentem nos relatórios de sustentabilidade, o foco na comunicação transparente é a chave para ter a confiança dos stakeholders.

O que é Greenwashing?

Greenwashing significa a divulgação de informações falsas sobre sustentabilidade de uma empresa, seja com informações realmente enganosas ou omitindo fatos significativos.

Quando o assunto é sustentabilidade, a comunicação funciona de uma forma diferente. No marketing tradicional, é comum destacar apenas pontos fortes e diferenciais positivos, focando nos motivos de interesse da empresa.

Já nas pautas ambientais e sociais, mascarar ou omitir os tópicos a melhorar é um erro que coloca em grande risco à imagem da empresa. 

Enquanto isso, uma comunicação transparente e propositiva dos pontos de melhora pode transformar um problema em benefício, desde que feito da forma correta. Nos próximos tópicos, veremos as melhores formas de fazer essa comunicação.

 

Rastreabilidade dos resíduos é a chave

Toda empresa gera resíduos e eles são um agente significativo de quase todas as questões ambientais. Ter dados confiáveis sobre o que acontece com os resíduos da sua empresa é essencial para a gestão de riscos, tanto no viés da sustentabilidade quanto da imagem da marca.

Por isso, toda empresa deve entender o que é rastreabilidade e como aplicá-la na governança corporativa.

Rastreabilidade é o processo de monitorar todo caminho que os resíduos da sua empresa fazem, desde a coleta até a destinação correta.

Através da tecnologia e dos parceiros certos, é possível acompanhar o volume de resíduos gerado, inclusive por tipo de resíduos, além de certificar que esses materiais estão sendo destinados adequadamente.  

 

Esses dados são valiosos para tomar as decisões realmente relevantes em sustentabilidade. Por exemplo, se a sua empresa está gerando um volume muito grande de plástico, um resíduo de decomposição extremamente lenta, você pode desenvolver uma iniciativa para reduzir essa produção e garantir a reciclagem do que for produzido.

A rastreabilidade além de servir para identificar o problema, é a base para comprovar a evolução das suas práticas e evitar o Greenwashing.

Neste exemplo, através das soluções que você propôs, é possível acompanhar a redução do volume do plástico com o passar do tempo e você ainda tem a comprovação de que a maior parte dele foi encaminhada para reciclagem.


Comunicação transparente na governança corporativa

Apenas citar uma lista de problemas ambientais da sua empresa não vai causar uma boa impressão, claro. Mas tratar os pontos a melhorar de forma propositiva, baseada em dados, demonstrando não só a intenção de melhora, mas também o planejamento para fazer isso, é uma forma efetiva de se comunicar com os stakeholders e mostrar transparência, ou seja, combater o Greenwashing.

É importante partir do ponto de que toda empresa tem algo a melhorar quando o assunto é sustentabilidade, e que tanto investidores quanto consumidores sabem disso.

É justamente por esse fato que se comunicar de forma transparente, desde que mostrando um plano de ação para os pontos negativos, conquista a confiança das pessoas.

 

Logo, um discurso eficiente é “identificamos este problema, assumimos a responsabilidade, definimos esta meta e chegaremos lá através desta iniciativa.

Isso pode estar presente nas páginas de sustentabilidade da empresa e também nas suas redes sociais, quando houver resultados significativos.

 

 

E como colocar tudo isso em prática?

Existem empresas especializadas em rastreabilidade de dados e governança corporativa que fornecem dados confiáveis sobre os seus resíduos, inclusive com a comprovação por consultorias especializadas, uma garantia ainda maior de que você não está praticando Greenwashing.

A Trashin não é apenas especializada em rastreabilidade, mas integra este serviço como uma etapa da sua gestão de resíduos 360°. Tudo começa com a sinalização de lixeiras com o Método Trashin, que simplifica o descarte correto para garantir uma taxa alta de aproveitamento de recicláveis.

A equipe de facilities da sua empresa também é treinada para manejar e armazenar corretamente os resíduos, contribuindo para manter essa taxa alta.

Após essas etapas, começamos as coletas e destinação dos resíduos, sempre priorizando ao máximo a reciclagem, pois ela garante renda extra para os trabalhadores das cooperativas de reciclagem.

O valor gerado de renda extra é um impacto social que medimos e que você pode acompanhar e divulgar graças ao sistema de rastreabilidade.

Depois de toda operação, os dados são incluídos em um sistema que sua empresa tem acesso autônomo e a qualquer hora. Além disso, através de um dashboard online com todos os dados de impacto socioambiental, é possível divulgar os resultados para colaboradores, clientes e investidores, caso deseje. 

 

Você acredita que uma gestão de resíduos com 100% de rastreabilidade seria um diferencial para sua empresa? Então clique aqui e saiba mais detalhes!

 

 

This is a staging enviroment
plugins premium WordPress