LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
Por que o Brasil importa lixo?
Mesmo com toneladas de resíduos gerados no país, empresas brasileiras recorrem à importação em busca de matéria-prima.
Quando você pensa na valorização de resíduos, provavelmente a primeira figura que vem a sua cabeça é a do catador de resíduos recicláveis. Porém, não são só os catadores e cooperativas que se beneficiam do valor dos resíduos.
O que chamamos de lixo é uma matéria-prima valiosa para diversos tipos de produção industrial, o que obriga grandes empresas a buscarem alternativas para encontrar fontes de resíduos de qualidade em grande quantidade.
Mesmo entendendo essa relação entre a indústria e a importação de resíduos, é impactante saber que empresas brasileiras importaram mais de 70 mil toneladas de resíduos entre 2023 e 2024, segundo dados do Senado Federal.
Essa prática evidencia uma demanda por materiais recicláveis que não está sendo suprida internamente, o que está diretamente conectado com outro dado: segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil de 2024, elaborado pela Associação Brasileira de Resíduos e Meio Ambiente (ABREMA), apenas 8,3% dos nossos resíduos recicláveis são efetivamente reciclados.
Motivada por essa disparidade entre a demanda por recicláveis e a taxa de reciclagem, foi sancionada a Lei nº 15.088, de 6 de janeiro de 2025, que proíbe a importação de resíduos no Brasil, com o intuito de fomentar e fortalecer a economia circular no país.
A lei permite algumas exceções e autoriza a entrada no país de materiais que serão usados para transformar recursos estratégicos, como minerais e aparas de papel de fibra longa.
Mas quais são as alternativas para empresas que antes importavam resíduos? Conheça alguns serviços que garantem matéria-prima para a indústria e ainda geram impacto positivo no meio ambiente e nas comunidades.
1. Conexões com gestores de fontes de resíduos
Empresas como a Trashin, que desenvolvem e operam programas de gestão de resíduos e logística reversa, estão conectadas a inúmeros geradores de resíduos.
Com nosso sistema de rastreabilidade, sabemos exatamente a quantidade de cada tipo de resíduos que são coletados nesses geradores.
Dessa forma, é possível conectar diretamente a indústria com os resíduos que ela necessita com custos menores e com a garantia de qualidade e quantidade dos materiais por meio da fonte parceira escolhida especialmente para suprir aquela demanda.
2. Produtos recicláveis estratégicos
Quando uma empresa cria os seus produtos, ela própria está se tornando uma geradora de resíduos.
Se esses produtos forem desenvolvidos estrategicamente para serem reciclados e reutilizados no seu próprio ciclo produtivo, a empresa não apenas está contribuindo com a economia circular, mas também gerando parte da sua própria matéria-prima e reduzindo custos consideravelmente.
Um exemplo dessa iniciativa são as lixeiras utilizadas em eventos pela Trashin. Elas são feitas de papelão ou Ambiplast, sendo ambos materiais reciclados, reutilizáveis e novamente recicláveis.
Além disso, contamos com uma equipe técnica que desenvolve soluções personalizadas para todos os tipos de resíduos, fazendo um diagnóstico completo e a experimentação de soluções.
Conectamos a indústria com a matéria-prima
A Trashin faz a gestão de fontes de resíduos em empresas de todos os estados do Brasil. Com a expertise das cooperativas de reciclagem parceiras, garantimos o armazenamento correto, a qualidade dos resíduos e todos os dados de rastreabilidade dessa operação.
Fale conosco e saiba mais sobre esse trabalho!