Ciclo aberto e ciclo fechado na logística reversa: o que são?

Dentro do processo de logística reversa existem dois diferentes caminhos, o ciclo fechado e o ciclo aberto, que influenciam diretamente no destino final do produto.

Estar a par do conceito de logística reversa é essencial para empresas que buscam por soluções sustentáveis. Entretanto, além disso, é importante estar alinhado com o significado de ciclo aberto e ciclo fechado, e assim, entender melhor o funcionamento desse processo. 

 

Com isso, vamos explicar qual a diferença entre esses dois ciclos e como trabalhamos com empresas que precisam de diferentes formas para realizar os projetos de logística reversa.

O que é o ciclo aberto?

O ciclo aberto tem como principal característica o retorno de materiais como metais, plásticos, vidros, papéis, embalagens e outros à cadeia de produção na forma de matéria-prima. 

 

Ou seja, ao descartarmos embalagens plásticas corretamente ou em lugares específicos para coleta, por exemplo, elas voltam para a indústria como matéria-prima reciclada para a confecção de novos produtos.  

 

Dessa forma, dentro do processo de reciclagem, o ciclo aberto na logística reversa é o formato básico nesse processo, possibilitando que produtos recicláveis sejam de fato reciclados

O que é o ciclo fechado?

Os canais de ciclo fechado caracterizam-se pelo retorno de um determinado produto ao próprio fabricante, sendo que do mesmo é extraído o material para a produção de matéria prima reciclada de forma seletiva, e assim, usado na confecção de outro produto similar ao original.

 

Esse processo diz respeito a quando os produtos coletados são transformados em produtos similares pela própria marca, como no projeto do nosso cliente Havaianas, que transforma os chinelos pós-consumo em tapetes de borrachas, tatames e pneus maciços. 

 

Além disso, é possível que empresas possuam tanto o ciclo aberto quanto o ciclo fechado em suas ações de logística reversa, entretanto, ainda não é algo comum nas empresas que estão começando a entender a importância de contar com esses processos em suas rotinas. 

Logística reversa Trashin 

Além de trabalhar tanto com o ciclo aberto quanto com o ciclo fechado em logística reversa, ainda podemos afirmar que todas nossas operações são compensadas a partir de créditos de carbono, e ainda, com processos de coleta CO2 zero, feitas de bicicleta e carro elétrico. 

 

Todo esse processo foi recentemente certificado com o selo Eccaplan de carbono neutro, em que, em 2021, compensamos cerca de 9.912 kg de CO2 e neutralizamos outros 10.000 kg de CO2.

 

Quer saber mais sobre nosso processo de logística reversa e o ciclo aberto e fechado? Preencha o formulário abaixo que entraremos em contato com você!