Gestão da Saúde Ambiental Unimed Porto Alegre
A Unimed Porto Alegre, por meio do seu Instituto, atua alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integrados com as dimensões ESG, gerando valor aos colaboradores, clientes, cooperados, ao meio ambiente e à sociedade.
Por ser uma cooperativa, está sempre atenta às melhores práticas para garantir a efetividade de sua Política Institucional de Responsabilidade Social e Sustentabilidade.
Para isso, desenvolve e executa uma estratégia alicerçada também no programa de Gestão da Saúde Ambiental, contemplando iniciativas que contribuem com a preservação do meio ambiente e estimulem a adoção de comportamentos sustentáveis.
Logística Neutra
em Carbono
A fim de garantir seu compromisso com o meio ambiente, as coletas em todas as unidades da Unimed Porto Alegre contam com a qualificação Selo T, que atesta a neutralidade de carbono.
Quer saber como descartar seu resíduo de maneira correta?
Em todas as unidades da Unimed Porto Alegre e na Praça Maurício Cardoso, você encontra coletores com a sinalização que indica o descarte correto.
Para saber mais sobre o descarte correto de resíduos e como ele gera impacto ambiental positivo, clique no botão abaixo.
Ecopontos
Você sabia que o seu cartão Unimed e os filmes radiográficos são recicláveis?
Nos Ecopontos, são coletados materiais como cartões PVC (carteirinhas do convênio) e filmes radiográficos (raio-X, tomografia, ressonância magnética) para o descarte adequado desses resíduos que não devem ser colocados no lixo comum para que não impactem negativamente o meio ambiente.
Os Ecopontos foram produzidos a partir de materiais reciclados que, ao final da vida útil, poderão ser reprocessados e reintegrados à cadeia de produção, estimulando a prática da economia circular. Com design personalizado, possuem QR Code facilitando o acesso às informações sobre os resíduos gerados.
Confira abaixo os locais onde os Ecopontos estão disponibilizados:
Geração de trabalho e renda, espaços inovadores e preservação do meio ambiente
Projeto de gestão de resíduos da Praça Maurício Cardoso
O projeto da Praça Maurício Cardoso é uma iniciativa do Instituto Unimed Porto Alegre. O objetivo é estimular a criação de espaços públicos inovadores e sustentáveis na cidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.
O Instituto Unimed Porto Alegre, em parceria com a Trashin e a Associação Amigos da Praça Maurício Cardoso, uniu inovação e sustentabilidade para atuar em favor da comunidade através da gestão de resíduos da Praça Maurício Cardoso, localizada no bairro Moinhos de Vento.
A iniciativa beneficiará a comunidade diretamente, contribuindo para criar a conscientização da reciclagem e do descarte adequado de resíduos, além de promover a cultura do cuidado ambiental. A ação também proporcionará renda a trabalhadores de cooperativas de reciclagem, estimulando o desenvolvimento econômico e social.
O processo de implantação do método Trashin divide os resíduos em dois grupos: reciclável e rejeito. Essa simplificação diminui a dúvida das pessoas no momento do descarte, o que garante um desperdício menor de materiais e uma taxa maior de reciclagem. Na praça, foram instalados dois coletores com jardim auto irrigável no topo, que, além de receber os resíduos recicláveis e rejeitos, apresentam QR Code que destinam para uma página com detalhes do projeto, dados de coleta e renda gerada para trabalhadores da reciclagem.
Também foi colocado um container de 1000 litros para manter uma estação de resíduos, o quepermite o armazenamento correto para os resíduos antes de serem coletados e destinados adequadamente, além de duas bituqueiras para descarte correto de cigarros, que também poderão ser reciclados. Além disso, foi feita a sinalização de todos os demais coletores da Praça com adesivos intuitivos do método Trashin, visando o descarte correto.
Para saber mais sobre o projeto, clique no botão abaixo.