INOVAÇÃO E LOGÍSTICA REVERSA
É possível reciclar sacolas plásticas?
Redes de parcerias têm permitido a reciclagem de resíduos considerados complexos. É possível fazer o mesmo com sacolas plásticas?
Sim, as sacolas plásticas são 100% recicláveis. A notícia ruim é que esse ainda não é um processo escalável.
As sacolas de mercado são feitas de polietileno de baixa densidade (PEBD), um tipo de plástico conhecido por sua durabilidade e flexibilidade. A combinação de leveza, resistência e baixo custo tornou-as populares, mas essas mesmas características são responsáveis pelos riscos que elas representam. As sacolas plásticas podem ser facilmente transportadas pelo vento, espalhando-se por longas distâncias, e sua decomposição é extremamente lenta. Além disso, graças as suas características particulares, é um material de reciclagem complexa que normalmente não interessa as cooperativas.
Portanto, uma solução realmente inovadora seria ativar a economia circular das sacolas plásticas, tornando esse produto valioso para recicladores e compradores, assim como acontece com outros materiais de reciclagem complexa.
O pioneirismo que faz a diferença
Ativar a economia circular das sacolas plásticas seria muito mais do que uma solução ambiental. Afinal, esse processo também impulsionaria novas possibilidades de mercado e tecnologia para as cooperativas de reciclagem, além de opções de matéria-prima e redução de gastos para empresas.
Exemplos inspiradores dessa abordagem são o Programa reCICLO, da marca Havaianas, e o Programa Reverte, do iFood, desenvolvidos em colaboração com a Trashin. Essas iniciativas promovem a reciclagem de materiais desafiadores até então, como sandálias de borracha e isopor, respectivamente. Esses resíduos eram descartados em sua maioria nos aterros sanitários, mas hoje, geram renda e desenvolvimento para cooperativas, além de ganhos econômicos para as empresas.
Rede de parcerias que promove a sustentabilidade
Para criar um sistema eficiente de logística reversa, é preciso estabelecer parcerias sólidas entre empresas, cooperativas e outras partes interessadas. Imagine uma grande rede de supermercados assumindo o protagonismo nesse processo junto a empresas como a Trashin, para conscientizar os clientes sobre o descarte correto e elaborar soluções escaláveis de logística reversa. As cooperativas de reciclagem atuando na coleta e triagem desses materiais, transformando-os em recursos valiosos através de tecnologias desenvolvidas por parceiros técnicos.
Os benefícios dessa colaboração poderiam ser mútuos. As empresas demonstram seu compromisso com a sustentabilidade e ganham a confiança dos consumidores. As cooperativas de reciclagem obtêm uma fonte nova de materiais recicláveis, o que impulsiona suas atividades e aumenta a renda de seus membros.
Trashin: liderando a mudança para um futuro sustentável
A Trashin é referência em soluções de gestão de resíduos e logística reversa para grandes marcas, como Red Bull, Unimed e Nike. Se você faz parte de uma empresa comprometida com a sustentabilidade e deseja encontrar uma solução inovadora para o seu negócio, a Trashin é a parceira certa.
Quer desenvolver a sua solução em logística reversa ou gestão de resíduos? Converse com um especialista da Trashin! É só clicar aqui.