GESTÃO DE RESÍDUOS

Reciclagem de automóveis no Brasil: um engarrafamento de oportunidades

O reaproveitamento de automóveis é um dos mercados menos explorados no Brasil, ao mesmo tempo que é um dos maiores em potencial de valorização e lucratividade.

 

A reciclagem de automóveis tem enorme potencial de lucratividade. São peças e materiais reutilizáveis de diversas formas, mas no Brasil, esse ainda é um mercado praticamente inexplorado. E quando é explorado, geralmente é subvalorizado.

Segundo as projeções do Sindicato das Empresas de Sucata de Ferro e Aço (Sindinesfa), apenas 1,5% dos carros são reciclados no Brasil atualmente. Um índice preocupante considerando que cerca de 95% das peças de um veículo são reaproveitáveis ou recicláveis. 

Diante dessa realidade, surge a pergunta: como enfrentar esse desafio e tornar a indústria automobilística mais circular?

Os desafios da reciclagem de automóveis

Um dos principais obstáculos para a reciclagem de veículos está na sua composição complexa. Diferente de produtos de ciclo curto, os automóveis são feitos de diversos materiais, como:

Carro Materiais Partes do Carro

Embora a maioria desses materiais seja reciclável, a dificuldade está na separação e no processamento adequado de cada um deles. A infraestrutura limitada e a falta de tecnologias para desmontagem eficiente dificultam esse processo.

Um exemplo desse desafio é o vidro laminado, utilizado em para-brisas e janelas de veículos. Ele é composto por camadas de vidro e plástico, tornando a separação dos materiais mais complexa e custosa.

A estrada para uma economia circular

Para superar os desafios da reciclagem de veículos, algumas soluções já estão sendo adotadas no setor. Entre elas, destacamos duas estratégias fundamentais: 

 

Design para circularidade

Desde a concepção do produto, é possível desenvolver veículos com materiais mais fáceis de desmontar e reciclar. Pensar na desmontagem e recuperação das peças desde o projeto inicial reduz a complexidade da reciclagem no fim da vida útil do carro.

Um exemplo disso é a Marcopolo, que substituiu peças de fibra de vidro por componentes plásticos recicláveis em seus ônibus. Além de facilitar a reciclagem, essa mudança transformou resíduos em uma nova fonte de renda para a empresa.

 

Lei de Incentivo à Reciclagem

Outro caminho é o investimento em tecnologia para reciclagem de resíduos complexos. No Brasil, empresas podem utilizar a Lei de Incentivo à Reciclagem, que permite destinar parte do imposto devido para financiar projetos voltados ao desenvolvimento de soluções inovadoras para a reciclagem industrial.

A Trashin está preparada para esse desafio

Apesar das dificuldades, a Trashin já está atuando no desenvolvimento de soluções para a reciclagem no setor automobilístico. Nossa missão é transformar desafios ambientais em oportunidades sustentáveis para empresas que querem fazer a diferença na economia circular.

Se sua empresa quer investir em um projeto inovador para reciclagem de automóveis, conte com a Trashin para estudar e desenvolver a melhor solução!

This is a staging enviroment
plugins premium WordPress