GESTÃO DE RESÍDUOS

Reciclagem de concreto? Veja o que fazer com os resíduos de obras

Conhecidos popularmente como entulho ou caliça, os resíduos de construção civil representam um desafio no cenário da gestão de resíduos, exigindo soluções inovadoras.

A maioria dos Resíduos de Construção e Demolição (RCD) é de difícil reaproveitamento ou possui custo elevado para reciclagem, uma situação agravada pelo alto volume gerado desse tipo de resíduo. 

Segundo o Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil, produzido pela ABRELPE, em 2021, foram coletados pelos municípios mais de 48 milhões de toneladas de RCD.

Mesmo em um um contexto com desafios significativos, existem soluções desenvolvidas por empresas privadas e órgãos públicos que enfrentam essa demanda. Vamos conhecer aqui as principais soluções, além dos seus benefícios e desvantagens ambientais e econômicas.

 

O que são RCD?

São resíduos gerados em diferentes estágios do processo de construção, desde a fase de preparação do terreno até a conclusão da obra. Na Política Nacional de Resíduos Sólidos, os RCD são definidos como os gerados em construções, reformas, reparos e demolições, incluindo os resultantes da preparação e escavação de terrenos.

Alguns exemplos são cimento, gesso, madeira, tinta e óleo lubrificante usado.

 

Qual o tamanho do desafio?

Descartar corretamente os RCD nem sempre é uma tarefa fácil para as construtoras. Segundo a Consultora de Negócios da Trashin e responsável por estruturar programas de reciclagem de RCD, Fernanda Valentini, as obras acontecem nos mais diversos lugares, mas em grande parte dos locais não existem aterros licenciados para receber esse tipo de resíduo, e muito menos instalações para reciclagem de entulho e outros resíduos de construção civil.

“Muitos lugares apresentam lixões de RCD a céu aberto e isso contribui para infestação de pragas, como escorpiões e mosquitos da dengue, além de contaminar o solo”, destaca Valentini.

Pelo alto volume gerado, torna-se caro transportar os resíduos para distâncias maiores que 50km, por isso, existe muito descarte incorreto.

 

É possível reciclar RCD?

Sim! Alguns tipos de RCD são recicláveis. Mas mesmo aqueles não recicláveis têm uma destinação adequada. Abaixo, veremos os tipos mais comuns de RCD, destacando as principais soluções para cada um deles.

 

  • RECICLAGEM DE CONCRETO

O concreto pode ser reciclado nas Usinas de Reciclagem de RCD, onde é transformado em matéria-prima secundária, como areia e brita, por exemplo. 

Assim, o material pode ser reutilizado nos chamados agregados, como tijolos e blocos. A principal desvantagem ambiental desse processo é que ele requer um grande uso de água.

 

  • REAPROVEITAMENTO DE GESSO

O gesso é um material que também pode ser reciclado, sendo reintegrado como matéria-prima na cadeia produtiva de outros materiais, como o cimento, por exemplo.

Não sendo possível enviar para a reciclagem, o descarte deve ser feito em aterros licenciados. O gesso é um material inflamável e tóxico que pode contaminar lençóis freáticos, por isso, seu acondicionamento e destino merecem atenção especial.

 

  • EFLUENTE DOS CAMINHÕES BETONEIRAS

A lavagem interna dos caminhões que transportam concreto gera desafios ambientais significativos, uma vez que o líquido resultante desse processo é agressivo e prejudicial à natureza. 

Uma solução é o uso de produtos aditivos emulsionantes hidrofóbicos, que contribuem para a não contaminação do solo e da água, além de oferecer benefícios econômicos. O uso desses produtos requer conhecimento técnico, o que necessita uma capacitação para colocar a solução em prática.

 

  • MADEIRA E PODA DE ÁRVORES

Existem diversas formas de reaproveitar a madeira. Uma delas é a geração de Biomassa, uma energia renovável, com custo baixo e que evita derrubadas de florestas. Porém, os equipamentos necessários para viabilizar essa solução tem custo alto, além de liberar CO2 na atmosfera

Também é possível doar ou vender a madeira para a comunidade local, para negócios que necessitem alimentar caldeiras, produzir artesanato e demarcar terras, desde que essa destinação esteja de acordo com as legislações locais.

 

  • RESÍDUOS PERIGOSOS

Os resíduos perigosos mais comuns em canteiros de obras são: óleo lubrificante usado, embalagens contaminadas com solventes, óleos ou tintas, filtros de óleo e EPIs usados.

A principal solução para esses resíduos é a Logística Reversa. A lei determina que fabricantes e importadores assumam a responsabilidade pelo retorno e reciclagem dos produtos pós consumo, portanto, a solução é buscar os programas de Logística Reversa dos fornecedores. Um desafio nesse processo é a falta de fiscalização e punição para as empresas que não cumprem as exigências legais.

Outra solução ambientalmente aceita pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos para alguns tipos de resíduos perigosos é o coprocessamento, o qual ressignifica o material em forma de energia para a indústria. É preciso verificar caso a caso dependendo do tipo de resíduo. 

Apesar de se tratar de uma queima dos materiais, o coprocessamento é uma medida que reaproveita os resíduos perigosos e é uma destinação menos agressiva para o meio ambiente em relação ao envio para aterros sanitários.

 

Trashin e Raia Drogasil: gestão inovadora de RCD

A Trashin aceitou enfrentar o complexo desafio da gestão de RCD em uma grande iniciativa da RD – Raia Drogasil, empresa referência no varejo farmacêutico. A RD está em constante expansão com novas unidades espalhadas pelo Brasil. Por isso, alinhado aos compromissos de sustentabilidade da empresa, a RD firmou parceria com a Trashin para gerir os resíduos dessas obras.

Até o momento, o projeto gerenciou os resíduos de 32 obras finalizadas, além de estar atuando em outras 26 obras em andamento. O programa já coletou e destinou corretamente mais de 8.800m³ de RCD, sendo que todo processo logístico é neutro em carbono e a prioridade na destinação é que os insumos voltem a ser matéria-prima na construção civil.

 

Você busca uma solução para os resíduos da sua empresa? Seja eles quais forem, a Trashin possui especialistas que buscam as melhores alternativas e realiza a operação de forma integral, desde a instrução, sinalizações, treinamentos e destinação correta. Converse com um especialista da Trashin clicando no botão de Whatsapp abaixo.

 

 

Conheça a sua solução agora

Clique no botão e fale com um especialista da Trashin.

This is a staging enviroment
plugins premium WordPress