SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL
O que é logística reversa e por que ela é obrigatória para empresas
Fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de diversos tipos de produtos são obrigados por lei a realizar logística reversa. Saiba o que é, os benefícios e como aplicar no seu negócio.
Está na lei! Conforme a Política Nacional de Resíduos, empresas responsáveis por produtos de pilhas e baterias, pneus, óleos lubrificantes, lâmpadas, eletrônicos, produtos comercializados em embalagens plásticas, metálicas ou de vidro, e outros diversos segmentos, são obrigadas a praticar logística reversa.
Entretanto, muito além da obrigatoriedade, a logística reversa é um caminho inovador para empresas que buscam processos mais eficientes, fidelização de clientes e redução de despesas.
O que é logística reversa?
Em resumo, o processo de logística reversa consiste em ressignificar um produto após o seu descarte, transformando-o em um novo ou em matéria-prima que retorna para o processo de produção. A imposição por parte da lei se baseia na dificuldade de reciclagem de alguns resíduos, considerando o volume gerado e os possíveis danos para cidadãos e meio ambiente. Por exemplo, a reciclagem de eletrônicos é um processo complexo para cooperativas de reciclagem e seu descarte incorreto pode causar danos graves à saúde, por isso, os fabricantes precisam apresentar alternativas para coleta e destinação adequada.
Logística reversa na prática
A Trashin é referência em soluções de logística reversa, permitindo que produtos pós-consumo sejam reaproveitados como matéria-prima reciclada. Confira algumas das nossas soluções mais inovadoras.
Havaianas ressignifcando seus calçados
O Programa reCICLO é uma iniciativa que distribuiu coletores pelo Brasil inteiro para que as pessoas possam descartar suas Havaianas que não podem mais ser usadas. Com a ajuda da Trashin, a borracha dessas Havaianas é transformada em outros produtos, como tapetes e pneus, retornando ao ciclo e evitando o destino incorreto.
O iFood e a reciclagem de isopor
O isopor é um material que gera resíduos de difícil reciclagem, pelo alto volume e pouco peso das peças. Pensando nisso, o iFood e a Trashin desenvolveram o Programa Reverte, uma iniciativa que busca viabilizar a reciclagem de isopor no Brasil. O programa consegue ressignificar o material e aplicá-lo na construção civil, aproveitando suas características de isolamento térmico.
E quais os benefícios para a minha empresa?
A logística reversa não é apenas uma medida voltada para o meio ambiente ou uma obrigação legislativa. É também uma ferramenta com diversos benefícios para a sua empresa.
Recuperação de valores
Aquilo que seria descartado por uma empresa pode ser utilizado como matéria-prima na criação de outras mercadorias ou até fazer parte do mesmo processo produtivo novamente. Isso resulta em redução de custos, agregando valor para aquele material que seria descartado.
Satisfação e fidelização de clientes
Contar com produtos que possuem uma destinação sustentável é também uma ótima maneira de se destacar no mercado. Pensar em soluções de logística reversa é investir na captação e fidelização de clientes, mostrando que sua marca age de forma concreta em favor do meio ambiente e do impacto social.
Serviços mais eficientes
Com processos pré–estabelecidos, é possível tornar toda a produção mais rápida e eficiente, desde a destinação aos pontos de venda de um produto, até seu retorno para ser reaproveitado.
Logística reversa e sustentabilidade empresarial
Em relação ao setor empresarial, vale ressaltar que a implementação da logística reversa possibilita não apenas o cumprimento da lei, mas beneficia a sociedade e o próprio ciclo produtivo.
A Trashin é responsável pelas soluções em logística reversa de marcas como a Nike, a Natura, e a L’Occitane.
Se você busca uma solução eficiente para os resíduos da sua empresa, responda o formulário abaixo e fale com um especialista!