Limpar embalagens antes do descarte é necessário?

A necessidade de limpar embalagens é um tema que ainda gera muitas dúvidas na hora de descartar os resíduos recicláveis, entenda de vez o que é necessário.

limpar-embalagens
limpar-embalagens

A necessidade de limpar embalagens ainda é um tema que ainda gera muitas dúvidas na hora de descartar os resíduos recicláveis. 

 

Além de separar corretamente os resíduos, lavar as embalagens antes do descarte é uma forma de ajudar no processo de triagem pelas cooperativas de reciclagem. Isso garante que o material não tenha sua estrutura danificada com restos de alimentos, por exemplo, e evita o mau cheiro que os alimentos podem causar. 

 

Entretanto, há maneiras de fazer essa limpeza de maneira mais assertiva, evitando o desperdício de água e garantindo que o resíduo mantenha seu potencial de reciclagem

Que tipo de resíduo deve ser lavado?

Embalagens descartáveis, latas de alumínio, produtos de limpeza, garrafas PET, vidros e outros diversos tipos de resíduos e embalagens podem ser lavados antes de serem descartados.

Por que limpar as embalagens antes do descarte?

Digamos que você descartou uma embalagem com resto de comida dentro. Esse resíduo ficará dentro de uma lixeira por algum tempo, até ser recolhido pela coleta seletiva. 

 

Ao chegar no local de reciclagem, ele vai aguardar o momento da triagem, para somente depois, caso esteja em condições de reciclagem, ele seja encaminhado para esse processo. 

 

Pensando em todo o tempo que essa embalagem fica parada com resíduo orgânico dentro, é muito provável que tenha ocorrido a proliferação de fungos e bactérias, levando entre vários fatores, ao mau cheiro. 

 

Além disso, nesses casos, é normal encontrar insetos e larvas atraídos pela decomposição dos alimentos.

 

Assim, além de criar um ambiente hostil para os triadores, é possível que estes restos de resíduo orgânico entrem em contato com outros materiais recicláveis, contaminando-os e podendo até inviabilizar o processo de reciclagem.

Como fazer a limpeza de embalagens?

Para evitar o desperdício de água, o ideal é retirar o máximo possível do resíduo sem a lavagem, fazendo o uso de papéis usados, por exemplo, que não possuem mais potencial de reciclagem. 

 

Caso isso não seja suficiente e seja necessário lavar as embalagens, uma ótima alternativa é usar água de reuso, aproveitando enquanto lava a louça, por exemplo. 

 

Além disso, é necessário secar estas embalagens antes do descarte, garantindo que elas não molhem os papéis que também devem estar nessa lixeira. 

Limpeza de embalagens e gestão de resíduos

O ato de limpar embalagens está diretamente relacionado com a gestão de resíduos. Com essa atitude, evita-se que restos de alimentos e demais resíduos orgânicos contaminem os descartes recicláveis, como o papel por exemplo. 

 

Com isso, além de garantir a reciclagem dos resíduos descartados, você facilita e proporciona maior qualidade ao trabalho dos triadores das cooperativas. Por isso, não deixe de fazer a limpeza das embalagens corretamente.