Gestão de resíduos nas empresas: gerando impactos positivos

A gestão de resíduos nas empresas vem se tornando cada vez mais uma solução para aquelas que buscam se destacar positivamente no mercado.

gestao-de-residuos-e-impacto-positivo
gestao-de-residuos-e-impacto-positivo

A gestão de resíduos é a principal ferramenta para desenvolvimento de uma consciência ambiental que garanta a sustentabilidade.

Por isso, entender esse conceito é indispensável para empresas que se preocupam com o meio ambiente e buscam formas de amenizar o impacto da indústria em nosso ecossistema. 

Mas como fazer isso? Qual a importância e as vantagens da gestão de resíduos?

O que é a gestão de resíduos? 

De forma bem direta, a gestão de resíduos são etapas de descarte de lixo que visam dar a destinação adequada para o que precisa ser descartado pela empresa. 

Estas etapas são conhecidas como:

      • coleta;
      • armazenamento;
      • transporte;
      • tratamento;
      • destinação final.
     

Lembrando que todas estas ações são previstas pela Lei n°12.305/2010, que determina que os gestores responsáveis devem garantir o cumprimento destas etapas, além da minimização na produção de rejeitos e preservação de matérias-primas.

Além disso, atitudes como adotar práticas para o aproveitamento e reaproveitamento, também fazem parte de uma economia mais limpa e sustentável, conhecida como economia circular.

Importância e vantagens da gestão de resíduos

Contar com a gestão de resíduos na sua empresa pode trazer diversos benefícios, como reduzir a quantidade de lixo, diminuir o desperdício e até gerar economia financeira.

A implantação e gestão desse sistema é o caminho mais eficaz para um desenvolvimento sustentável, tornando a empresa mais bem vista no setor, e assim, mais competitiva, através do seu compromisso social com o meio ambiente.

Entretanto, não é somente o fator econômico que deve ser levado em conta para que sua empresa adote práticas mais ecologicamente corretas,  e sim, os benefícios que essas atitudes trazem para a sociedade e o ecossistema como um todo.

Por isso, é importante manter um monitoramento constante do cumprimento de todas as etapas da gestão de resíduos , além do controle de onde foram destinados os materiais.

Gestão de resíduos Trashin 

Através da metodologia Trashin, garantimos muito mais que somente a destinação correta do seu lixo, indo além da coleta e transporte de resíduos. 

Nós buscamos educar, realizar e certificar toda a operação, entregando dashboards e relatórios acessíveis e interativos que comprovam os impactos positivos atrelados à gestão de resíduos na sua empresa. 

Além disso, já ajudamos empresas como a SAP, Movida e iFood a desenvolver maior consciência coletiva em relação aos seus hábitos de descarte, atingindo fatores sociais e ambientais que conversam em torno de métricas ESG.