Logística reversa e sustentabilidade: qual relação com o setor empresarial

O conceito de logística reversa e sustentabilidade estão cada vez mais ligados entrei si, e também ao setor empresarial. Mas de que forma?

logistica-reversa-e-sustentabilidade
logistica-reversa-e-sustentabilidade

O conceito de logística reversa e sustentabilidade tem ganhado cada vez mais força em diversos setores, principalmente, no meio empresarial. 

Mas qual a relação que estas têm entre si? Para entender isso, é necessário estar a par do que é e como funciona a logística reversa, quais os benefícios de contar com esse processo e enfim, sua aplicação em empresas.  

O que é logística reversa?

Esse conceito faz parte da ideia da logística comum, em que o foco está na entrega de um produto de forma estratégica, ágil e eficiente. Entretanto, no caso da logística reversa, a preocupação está também no reaproveitamento dos resíduos gerados pelo consumo de produtos.

Essa preocupação também caracteriza o processo de economia circular já no momento de desenvolver o produto, pensando no seu descarte antes de ir para o mercado

Isso possibilita que, por exemplo, embalagens e outros materiais resultantes desta atividade possam retornar a cadeira produtiva para que tenham o destino ambiental adequado.

Quais os benefícios de contar com esse processo?

Muitas empresas ainda não enxergam facilmente os benefícios de contar com um processo de logística reversa eficiente no seu setor produtivo, os quais podemos citar: 

Redução de custos

Pensar na destinação final do produto e na correção de possíveis erros no ciclo produtivo permitem redução de custos relacionados a áreas como administração, transporte, suporte técnico, controle de qualidade e outros.

Serviços mais eficientes

Com processos já pré estabelecidos é possível tornar toda a produção mais rápida e eficiente, desde a destinação aos pontos de venda de um produto, até seu retorno para ser reaproveitado. 

Satisfação e fidelização de clientes

Contar com produtos que possuem uma destinação sustentável é também uma ótima maneira de se destacar no mercado, levando em consideração a importância de pensar e ter ações sustentáveis. 

Assim, pensar em soluções de logística reversa é também uma ótima maneira de captar e fidelizar clientes, mostrando que seu produto tem valor mesmo depois de consumido. 

Recuperação de valores

A reutilização do produto em sua própria cadeia de suprimentos transforma-o em algo que ainda tem valor. Aquilo que seria descartado por uma empresa, pode ser utilizado por outras como matéria prima reciclada para criação de mercadorias ou para parte do processo produtivo.

Logística reversa e sustentabilidade no setor empresarial

Ao nos referimos diretamente ao setor empresarial, vale ressaltar que como instrumento econômico e social, a implementação da logística reversa possibilita não apenas o cumprimento da lei, mas beneficia a sociedade e o próprio ciclo produtivo

Além disso, é obrigação do fabricante propor um destino final para os resíduos gerados por seus produtos, fazendo com que a logística reversa seja uma oportunidade de explorar com mais eficiência esse processo. 

Com isso, pensar em uma forma de promover uma economia circular é uma ótima forma da empresa estar de acordo com a Lei n°12.305/2010 de descarte de resíduos, causar impactos sociais positivos e gerar economia no seu produto pós consumo.  

Logística reversa Trashin 

A Trashin em projetos de logística reversa, permitindo que produtos pós-consumo sejam reaproveitados como matéria-prima reciclada para a fabricação de novos produtos. 

Assim, pensamos em estratégias de logística reversa e sustentabilidade que se encaixam melhor na realidade de cada empresa, propondo soluções inteligentes e sustentáveis para coletar e reutilizar cada resíduo.