Entretenimento e meio ambiente: quando ficção e realidade se misturam

Caro leitor, já sabemos que você é um entusiasta da temática ESG, com um pézinho a mais no “E” (Ambiental). Então, confira estas indicações de obras de entretenimento selecionadas pelos colaboradores da Trashin.

Nada melhor que unir o útil ao agradável, não é mesmo? Existe uma grande quantidade de obras, das mais diversas mídias, versando sobre a pauta ambiental. 

Refletir, aprender e, por que não, se divertir? Vamos conferir, logo abaixo, um seleto cardápio elaborado em cooperação com os colaboradores da Trashin. Bom lazer!

Filmes

Nome: “Avatar” 

Ano: 2009

Sinopse: No exuberante mundo alienígena de Pandora vivem os Na’vi, seres que parecem ser primitivos, mas são altamente evoluídos. Como o ambiente do planeta é tóxico, foram criados os avatares, corpos biológicos controlados pela mente humana que se movimentam livremente em Pandora. Jake Sully, um ex-fuzileiro naval paralítico, volta a andar através de um avatar e se apaixona por uma Na’vi. Esta paixão leva Jake a lutar pela sobrevivência de Pandora.

Diretor: James Cameron

Disponibilidade: Disney+

 

Nome: “Dark Waters” – “O preço da verdade”

Ano: 2020

Sinopse: A película conta a história de um advogado corporativo que, após anos dedicados a grandes empresas do setor químico, embarca em uma luta para defender as vítimas do descarte inconsequente de lixo tóxico por parte de uma grande corporação.

Diretor: Todd Haynes

Disponibilidade: Amazon Prime

 

Nome: “WALL.E”

Ano: 2008

Sinopse: Após entulhar a Terra de lixo e poluir a atmosfera com gases tóxicos, a humanidade deixou o planeta e passou a viver em uma gigantesca nave. O plano era que o retiro durasse alguns poucos anos, com robôs sendo deixados para limpar o planeta. WALL-E é o último destes robôs, e sua vida consiste em compactar o lixo existente no planeta. Até que um dia surge repentinamente uma nave, que traz um novo e moderno robô: Eva. A princípio curioso, WALL-E se apaixona e resolve segui-la por toda a galáxia.

Diretor: Andrew Stanton

Disponibilidade: Disney+

 

Nome: “Yume” – “Sonhos”

Ano: 1990

Sinopse: O longa-metragem do aclamado diretor japonês apresenta oito curtas-metragens separados, mas com sobreposições, que baseiam-se na relação do homem com o seu ambiente.

Diretor: Akira Kurosawa

Disponibilidade: Apple TV

Séries

Nome: “Our Great National Parks” – “Os Parques Nacionais Mais Fascinantes do Mundo”

Ano: 2022

Sinopse: A série destaca alguns dos parques nacionais mais espetaculares do planeta.

Narração: Barack Obama

Disponibilidade: Netflix

Nome: “Ragnarok”

Ano: 2020

Sinopse: Inspirada na mitologia nórdica, a trama da série se desenvolve em uma cidade norueguesa envenenada pela poluição e abalada por geleiras derretendo. Um grupo de jovens busca modificar esta realidade.

Criador: Adam Price e Emilie Lebech Kaae

Disponibilidade: Netflix

Documentários

Nome: “Waste Land” – “Lixo Extraordinário”

Ano: 2010

Sinopse: Um dos documentários mais relevantes da história na temática ambiental. Conta a realidade de homens e mulheres peneiram o lixo para sobreviver nos arredores do Rio de Janeiro, onde fica o Jardim Gramacho, o maior aterro sanitário do mundo. O artista Vik Muniz produz retratos dos trabalhadores e aprende sobre suas vidas.

Direção: João Jardim, Lucy Walker e Karen Harley

Disponibilidade: Netflix, Telecine, Globo Play

Nome: “Our Planet” – “Nosso planeta”

Ano: 2019

Sinopse: Experimentando a beleza natural do planeta através de um exame de como as mudanças climáticas impactam todas as criaturas vivas neste ambicioso documentário de escopo espetacular.

Naração: David Attenborough

Disponibilidade: Netflix

 

Nome: “My Octopus Teacher” – “Professor Polvo”

Ano: 2020

Sinopse: Um cineasta desenvolve uma amizade improvável com um polvo em uma floresta de algas na África do Sul e descobre mais sobre os mistérios do mundo marinho.

Direção: Pippa Ehrlich e James Reed

Disponibilidade: Netflix

Literatura

Nome: “Biomimética: inovação inspirada pela natureza

Autor: Janine M. Benyus

Ano: 2003

Editora: Cultrix

Edição: 1º edição

Resumo: A natureza oferece infinitos exemplos de como revolucionar os nossos produtos, os nossos processos e a nossa vida. Em Biomimética, Janine M. Benyus, escritora científica de renome internacional, apresenta esta nova ciência, identifica os elementos que a compõem e mostra como ela poderá transformar nossas descobertas em todos os campos da inventividade humana.

 

Nome: “Revolução das plantas: um novo modelo para o futuro”

Autor: Stefano Mancuso

Ano: 2019

Editora: Ubu Editora

Edição: 1º edição

Resumo: Para Stefano Mancuso, o verdadeiro potencial para a solução dos problemas que nos afligem está nas plantas. Sua autonomia energética, ligada a uma arquitetura cooperativa, distribuída, sem centros de comando, faz delas seres vivos capazes de resistir a repetidos eventos catastróficos e de se adaptar com rapidez a enormes mudanças ambientais. Ao revelar a capacidade das plantas de aprender, memorizar e se comunicar, o cientista fundador da neurobiologia vegetal propõe um novo modelo para pensar o futuro da tecnologia, da ecologia e dos sistemas políticos.

 

Nome: “Sustentabilidade empresarial e mercado verde: A transformação do mundo em que vivemos”

Autor: Ricardo Ribeiro Alves

Ano: 2019

Editora: Editora Vozes

Edição: 1º edição

Resumo: A obra busca introduzir o leitor, seja discente, professor ou demais interessados, ao tema sustentabilidade ambiental, trazendo um aporte teórico e iniciativas inspiradoras que são postas em prática atualmente. O livro aborda as diversas perspectivas da sustentabilidade ambiental em temas como logística reversa e a importância de se repensar o projeto dos produtos, tendência à descartabilidade dos bens, energia advinda de fontes renováveis, mobilidade urbana, sustentabilidade em empresas privadas e governos, entre outros.

Falando em leitura…

Falando nisso…está por dentro dos principais debates sobre sustentabilidade no Brasil? Então escuta essa: criamos, em parceria com a Amcham, a revista ESG Trends, que explica, com uma linguagem palpável e prazerosa, o que é ESG e a importância de aplicá-la ao seu negócio.

Podcasts

Nome: CBN sustentabilidade

Apresentadora: Rosana Jatobá

Disponibilidade: Spotify, Itunes (Apple), Deezer, AudioGlobo 

Resumo: As principais notícias de ESG (Environmental, Social and Governance, na sigla em inglês) e entrevistas com os grandes nomes da área.

Nome: Copo ½ cheio

Apresentadora: Fe Cortez

Disponibilidade: Spotify, Itunes (Apple), Deezer, AudioGlobo 

Resumo: Podcast apresentado pela ativista ambiental, palestrante, comunicadora e idealizadora do Menos 1 Lixo, Fe Cortez, sobre esperança ativa, que investiga como podemos criar um novo mundo a partir de novas visões para enxergar esse mundo.

Páginas nas redes sociais

Perfil: @realpreciousplastic

Plataforma: Instagram

Conteúdo: Página com postagens em inglês que destacam soluções para tornar os resíduos plásticos em materiais inovadores.

Perfil: @era.sustentabilidade

Plataforma: Instagram

Conteúdo: Página de Greentech que divulga conteúdos sobre estratégia ESG, economia circular e design de produtos ecoeficientes.

 

Perfil: @arvoredofuturo

Plataforma: Instagram

Conteúdo: Página que produz conteúdo baseando-se em um ambientalismo racional. Traz em seus posts visões diferentes do senso comum sobre assuntos da pauta ambiental.

 

Confira também:

 

Curtiu as indicações?

Você tem mais alguma dúvida a respeito acerca de nossos serviços? Preencha o formulário abaixo para que possamos entrar em contato!