INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
Ecobarreiras: como redes e galões retiram toneladas de lixo dos rios brasileiros
Uma solução acessível e com resultados impressionantes. ONGs e comunidades locais estão usando materiais simples para retirar toneladas de resíduos dos rios pelo Brasil.
A sustentabilidade no contexto empresarial muitas vezes é tratada como um custo, e não um investimento. Fazer o correto nem sempre é acessível, ainda mais quando falamos de ações realmente inovadoras e tecnológicas.
Porém, uma forma de inovar é usar a criatividade para ter resultados expressivos com muito menos investimento. Um ótimo exemplo disso são as ecobarreiras digitais, uma solução eficiente e acessível ao mesmo tempo.
O que são ecobarreiras?
São barreiras flutuantes instaladas em locais estratégicos dos rios, que retém volumes enormes de resíduos descartados nesses ambientes.
Esses materiais são retirados das águas e encaminhados para cooperativas de reciclagem, onde passam por uma triagem para avaliar o que pode ser reciclado e o que deve ser descartado.
Com um sistema de rastreabilidade desenvolvido pela Trashin, todos os resíduos retirados das águas são cadastrados detalhadamente de acordo com seu volume e seu tipo (garrafa PET, lata de alumínio, eletrônicos…).
Uma solução completa e que realmente faz a diferença, reduzindo a poluição dos rios e gerando renda extra para cooperativas de reciclagem.
Uma solução acessível com resultados muito significativos
Em Curitiba, Diego Saldanha, um vendedor de frutas da região, observou que o Rio Atuba estava cada vez mais sujo, com garrafas plásticas, latas de alumínio e outros resíduos flutuando pelas correntezas.
Decidido a fazer algo a respeito, ele teve a ideia de construir uma barreira flutuante utilizando redes e galões, a qual se estende de uma margem do rio até a outra.
Com essa estrutura simples e acessível financeiramente, a Ecobarreira do Rio Atuba retira das águas cerca de 256 Kg de resíduos por mês, um volume que alguns programas de logística reversa não atingem em anos de atuação.
Com o sistema de rastreabilidade da Trashin atuando desde janeiro de 2024, é possível saber exatamente o que está sendo descartado no Rio Atuba.
Em fevereiro de 2024, por exemplo, foram retirados das águas 114,4 Kg de plástico, o que representa aproximadamente 44% do volume total coletado no mesmo mês.
Por que as ecobarreiras são tão inovadoras?
1. Fornecem dados valiosos
Com os resíduos contabilizados e cadastrados detalhadamente em um sistema online, é possível saber exatamente o que está poluindo as águas dos rios.
Esses dados são norteadores para tomadas de decisões importantes, tanto para o poder público quanto para empresas que não querem ver a sua marca estampada em resíduos flutuantes pelos rios.
2. Investimento acessível com resultados impressionantes
A maioria das ecobarreiras é construída com materiais simples e de fácil manutenção, como galões de água, bombonas e redes. Ainda assim, essas estruturas retêm volumes enormes de resíduos, promovendo resultados surpreendentes se comparados a outras ações sustentáveis.
Além disso, já existem dezenas de ecobarreiras espalhadas pelo Brasil disponíveis para serem patrocinadas por empresas que desejam fazer o correto.
3. Alta escalabilidade
Por ser uma solução de instalação e custo acessíveis, o modelo das ecobarreiras é facilmente replicável, além de existir a possibilidade de adotar as dezenas de ecobarreiras que já existem no Brasil.
Essa escalabilidade alta permite a análise de dados de diversos bairros, cidades e até estados diferentes.
4. Impacto ambiental significativo
A preservação da vida marinha é um dos 13 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável indicados pela ONU, o que vai diretamente de encontro com os resultados positivos que as ecobarreiras alcançam.
Além disso, a maior parte dos resíduos coletados são plásticos, que representam um perigo grande para a vida de animais marinhos, uma pauta recorrente e que gera comoção com o grande público.
Contribuindo para a limpeza dos rios brasileiros
Atualmente, a Trashin atua em 6 ecobarreiras espalhadas por 5 estados do Brasil. Mais de uma tonelada de resíduos foram retirados de rios apenas no primeiro trimestre de 2024.
A Trashin já mapeou dezenas de outras ecobarreiras disponíveis para adoção, que funcionam pelo empenho e criatividade de ONGs e comunidades locais.
Vamos juntos fazer a diferença?
Se você faz parte ou conhece uma empresa comprometida com ações sutentáveis, indique este conteúdo. Adote uma ecobarreira digital em parceria com a Trashin e contribua com a limpeza dos rios brasileiros.