Descarte de celular: o que fazer com meu aparelho antigo?

Como fazer corretamente o descarte de celular ainda é uma dúvida muito comum quando precisamos nos desfazer do aparelho. Entretanto, é essencial que o aparelho eletrônico tenha o destino correto, evitando a poluição e possíveis acidentes.

descarte-de-celular

O descarte de celular e demais resíduos eletrônicos, como qualquer outro, possui uma destinação correta. Entretanto, os malefícios que o descarte desses objetos em lixos comuns causam são diversos, desde o impacto negativo à saúde pública até a diminuição do tempo de vida dos aterros sanitários.

Ou seja, não fazer o descarte correto deste resíduo além de possibilitar que materiais tóxicos entrem em contato com pessoas e animais, também faz com tenham de ser criados novos aterros sanitários em menos tempo. 

É por isso que entender o que fazer com seu celular – ou outros eletrônicos – que não está mais sendo usado, é tão importante. Com a reciclagem do material, por exemplo, é possível aproveitar componentes e metais pesados contidos no aparelho na indústria. 

Mas então, onde posso descartar esses aparelhos? O que acontece com esse resíduo pós descarte? Veremos a seguir! 

O que pode acontecer com eletrônicos pós descarte

Quando fazemos o descarte adequado desse tipo de material, é possível que ele seja reciclado e ainda gere renda para cooperativas de reciclagem. Assim, ao chegar nesses locais, os eletroeletrônicos possuem um processo de triagem específico. 

Primeiramente os aparelhos são desmontados. A carcaça, a bateria, o vidro e as placas de circuito são separados, sendo dado um destino diferente para cada componente. 

A partir disso, a carcaça é triturada e separada por tipo do material para que possam ser encaminhados para a reciclagem. Os materiais tóxicos, por sua vez, são colocados em tanques preparados para armazenar esse tipo de resíduo e são destinados a empresas especializadas.

As peças de vidro podem ser separadas por tipo ou misturados para passarem pelo processo de moagem e tratamento, sendo vendidos para empresas que os utilizam como matéria-prima. Já as baterias são separadas e destinadas a empresas específicas, que farão o descarte correto ou a reciclagem.

celular-quebrado-descarte

Entretanto, quando o descarte não é feito corretamente, esses resíduos vão parar em aterros sanitários, liberando substâncias tóxicas no solo, como chumbo, bromo e cádmio. Com isso, além de depender da longa decomposição do plástico e vidro – que ainda não há uma previsão certa – esses resíduos colaboram com a contaminação do solo e diminuem a vida útil desses locais. 

Onde fazer o descarte de celular

Uma das grandes dificuldades para fazer o descarte correto de celulares e demais eletrônicos é a desinformação sobre os locais em que estes resíduos podem ser descartados. 

Mas aqui vai uma dica: geralmente o site da prefeitura da sua cidade tem informações sobre onde é possível descartar eletrônicos. Como o exemplo das 3 capitais abaixo: 

Além disso, em Porto Alegre (RS), alguns clientes da Trashin já possuem coletores de eletrônicos, como o Colégios Farroupilha, Israelita e Anchieta. Esses pontos de coleta fazem parte da nossa gestão de resíduos, que vai desde a educação sobre o descarte correto até a coleta e destinação dos mais diversos tipos de materiais. 

coletor-descarte-de-celular-eletronicos

O aparelho ainda funciona? Outras soluções interessantes 

Existe também uma outra forma de reaproveitar seu antigo celular sem ter de descartá-lo, principalmente se ele ainda estiver funcionando. Assim, trouxemos outras soluções interessantes: 

Troque o celular por desconto em um novo aparelho

Uma opção que tem ficado cada vez mais comum é a de usar o aparelho antigo como parte do pagamento para adquirir um modelo mais novo. Dessa forma, além de você ser beneficiado, a loja consegue dar uma destinação adequada para o celular antigo, seja como revenda, uso das peças ou até o descarte correto. 

Use o celular como assistente pessoal

Com o avanço da tecnologia, hoje é possível que tenhamos diversos objetos de casa interligados de forma inteligente, como a televisão, ar condicionado, cortinas e outros, podendo ser controlados pelo celular. 

No caso, é possível que o celular antigo tenha função apenas de assistente pessoal, servindo como um controle inteligente para acender as luzes, ligar uma caixa de som e muito mais. 

Deixe o aparelho como reserva para qualquer problema

Ter um celular reserva também não é uma má opção. Os smartphones atuais, por mais tecnológicos que sejam, ainda são muito frágeis, e por estarem todo tempo conosco, estão suscetíveis a todo tipo de risco. 

Com isso, ter um aparelho que possa suprir as necessidades básicas do usuário, caso aconteça alguma coisa com o celular novo, também é uma boa opção. 

Doe para alguém que está precisando

Uma outra ótima opção é a de doar o celular antigo para alguém que esteja precisando. Afinal, se o aparelho não tem mais função para você, por que deixá-lo parado? Com certeza ele poderia ser muito bem aproveitado por outra pessoa que está precisando. 

Solução Trashin para o descarte de celular e eletrônicos

Entender a importância do descarte correto dos resíduos é essencial para que todo o processo ocorra. Por isso, além de sinalizar, coletar e destinar corretamente os resíduos de cada cliente, nosso serviço de gestão de resíduos conta também com a educação de pessoas chave nas empresas, para que essa estratégia seja ainda mais funcional. 

Assim, facilitamos o descarte de celular e de demais eletrônicos que antes poderiam parar em lixeiras comuns. Quer entender melhor como esse processo se encaixa na sua empresa? Preencha o formulário abaixo para que possamos entrar em contato com você!